Porém eu nunca havia estado lá e por isto não sabia como informar... Neste final de semana (27/10) resolvi conhecer o Morro do alemão e seu famoso teleférico... ESTOU CHOCADO! A estrutura lá implantada deixa o Pão de Açúcar no chinelo mil vezes! Um maravilhoso sistema de pequenos teleféricos com capacidade para até 8 passageiros que circulam sem parar, apenas reduzem ama velocidade segura para o embarque e já continuam o trajeto e assim simultaneamente. As estações são limpíssimas, os funcionários educados e sorridentes e o passeio é fantástico! Também me chamou a atenção a ociosidade do sistema, em um lindo sábado de sol predicamente não havia visitação... Todas aquelas "Gaiolinhas" girando vazias no ar...Na estação final, não havia mais de 10 pessoas em visitação. Enquanto isso, as filas para subir o Corcovado e o Pão são as de sempre...
Um sobrevoo por toda favela dando toda noção da pobreza e dificuldades da vida daquele povo, mas nem tudo é miséria ou pobreza absoluta. A verdade é que tudo aquilo é um imenso contraste e contrassenso ao meu ver. Como pode uma cidade como o Rio de Janeiro tão vocacionada e propícia ao turismo, ter um investimento tão absurdo em uma favela e não ter também algo semelhante para seus maiores pontos turísticos como o próprio Pão de Açúcar aonde já sofri um acidente por falta de um corre-mão na estação final e despenquei de uma altura de quase 3 metros danificando minha camera e ali fiquei sem atendimento e sangrando por quase 1 hora até que os bombeiros pudessem subir pois lá não havia nehum paramédico ou atendimento de emergência. A empresa nunca me recebeu e só quatro anos depois consegui receber uma mísera indenização após aciona-los...Lá o turista na alta temporada espera horas na fila e também o Corcovado que é o ícone maior do turismo, apesar do Trem que é tradicional e do novo serviço de Vans que ampliou a capacidade de transporte, não se vê investimentos mais significativos por parte do governo em termos de acessos (estradas) e até incentivos as empresas que realizam o transporte para este importante ponto turístico.
Bom mudando de assunto, é válido salientar que apesar do excelente teleférico, o Morro do alemão não é um ponto turístico, e lá você não irá encontrar grandes infraestruturas para receber o turísta além de algumas barraquinhas na estação final (nas outras estações não parei) aonde vendem algo para comer e beber.
Outro assunto importante é que apesar da "PACIFICAÇÃO" nada garante que em algum momento não possa haver um conflito armado, ou um ato de represália a tentativa de pacificação. Segundo alguns moradores, tudo realmente esta bem melhor principalmente em relação ao transporte "isto sim mudou 1000% diz um morador imigrante de João Pessoa PB residente ha 32 anos no Alemão porém quando lhe perguntei sobre a segurança de turistas ali a resposta foi bastante direta e simples: Bom "eles" (os criminosos) não estão nada satisfeitos com o que está acontecendo, e continuam aqui e muito bem armados... E se eles forem fazer algum mal, não é contra gente daqui e a qualquer momento pode estourar uma reação.
Portanto você que pretende fazer passeios turísticos ao morro do alemão vá consciente de que ainda é uma área com possibilidades de conflitos...
Uma simples idéia... Porque ao invés de um investimento tão absurdamente alto na construção de teleféricos nas comunidades o governo não investe na criação de moto-vias ,capacitação e legalização de MOTOTAXISTAS, que já funciona tão bem, criando assim milhares de empregos para jovens nas comunidades ? Seria tão mais simples, mais eficaz e mais condizente com a realidade... E ainda sobraria dinheiro para construção de hospitais e escolas que que ainda é tão carente.
J. Lucena
ESTAÇÃO TERMINAL NO MORRO DO ALEMÃO
Veja as fotos do passeio...
Nenhum comentário:
Postar um comentário