O Hotel das Paineiras que vemos hoje, em ruínas já foi um local de luxo e requinte.
O requinte arquitetônico estava presente em cada detalhe, ornamental e no projeto. A parte superior do hotel ficava ao nível da estrada das paineiras. aonde uma mini estação/plataforma de ladrilho hidráulico e colunas e estrutura toda em ferro, característico da arquitetura eclética do início do século 20.
Também muitos ilustres ja se hospedaram em seus quartos entre eles, os presidentes Getúlio Vargas, Washington Luís, e Café Filho; Sarah Bernhardt.
O Famouso Hotel também foi utilizado como concentração para a Seleção Brasileira e para as equipes do Botafogo, Vasco e Fluminense ..
De volta à União desde 1970, O Hotel das Paineiras fez parte do patrimônio do Ministério da Fazenda, por um de 1970 até 1982, depois, foi arrendado por um grupo hoteleiro. Em 1984 foi arrendado pela Associação Educacional Veiga de Almeida.
Ficou abandonado por mais de 25 anos, porém no ano de 2009 foi aberta uma uma nova concessão de uso do local. Para tanto foi aberta uma licitação feita pelo ICMbio ,que foi arrematada por um consórcio de três empresas , no dia 29 de fevereiro de 2012.
" O edital previu investimento de R$ 43 milhões pelos concessionários, que poderão explorar por 20 anos os serviços numa área de 20.469 m², que abrange o entorno do antigo hotel. A participação da empresa Cataratas do Iguaçu, que atua no Parque Nacional do Iguaçu, foi considerada a grande novidade. As outras duas integrantes do consórcio já operam no parque da Tijuca. São elas a Estrada de Ferro Corcovado, responsável pelo Trem do Corcovado, e a Bel Tour Turismo e Transporte, que opera o acesso ao Corcovado pela Estrada das Paineiras."
Portanto os dias de abandono e esquecimento do Hotel das Paineiras estão contados pois já encontra-se em andamento uma mega obra de restauração e adaptações do antigo hotel e seu entorno, transformando-o em um grande complexo de conveniências e recreação, com toda estrutura e conforto para o visitante.
Algo mais do que necessário pois é um imenso contraste e contra senso que tenhamos um ponto turístico tão privilegiado pela natureza, que é referência do Brasil no e orgulho de todos os brasileiros, mas que não se disponha de quase nehuma estrutura cujos serviços ali oferecidos são inferiores ao de muitas rodoviárias...
Sem nenhum saudosismo dos tempos de abandono mas pelo registro histórico do importante momento de transição que vivemos agora, o D I Á R IO D O C O R C O V A D O fez um passeio pelas ruínas do
HOTEL DAS PAINEIRAS, e documentando um dos últimos vestígios das ruínas e destroços do velho Paineiras que já toma ares de revitalização e logo será um dos lugares mais comentados e visitados do planeta. Parabéns aos empreendedores pela visão, responsabilidade e consciência ecológica, transformando um local inútil e abandonado por tantos anos em um em um grande complexo de convivência e conveniência em harmonia com a natureza e com a beleza do maior símbolo Católico de nosso país e de nossa fé Cristã, feito não para idolatria mas para veneração e para honra e Glória de nosso Senhor Jesus Cristo Redentor !
AONDE TODOS SÃO BEM VINDOS, INDEPENDENTE DE RAÇA OU CREDO!
AONDE TODOS SÃO BEM VINDOS, INDEPENDENTE DE RAÇA OU CREDO!
J. Lucena
Agradecimentos a Juliana Ribeiro / Paineiras Corcovado, pela autorização e colaboração para realização deste registro.
SEDE DO CONSÓRCIO PAINEIRAS CORCOVADO
Abaixo, um antigo casarão já totalmente restaurado e em fase de acabamento final. A exemplo do que acontecerá com o antigo Hotel das Paineiras cuja obra será bem mais complexa e abrangente.
Reservatório para aproveitamento de agua das chuvas.
OUTRAS RUÍNAS NO ENTORNO DO HOTEL
R U Í N A S
DO
HOTEL das PAINEIRAS
AS VISTAS E AS JANELAS
DIÁRIO DO CORCOVADO Especial
J. Lucena
Parabéns pela informação. Uma grande contribuição para a memória do Rio.
ResponderExcluir